O Serviço de Terapia Renal Substitutiva da Santa Casa, que atende atualmente a crianças com doenças renais crônicas, participou da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Diálise 2024. Desde 2022, a ação é realizada anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que considera 18 critérios, dos quais 15 estão relacionados à estrutura dos serviços e 3 relacionados ao processo e gestão de risco. O serviço de diálise da Santa Casa recebeu a classificação de alta conformidade, comprovando que cumpre com mais 67% das práticas de segurança, que são planos, processos e protocolos que garantam qualidade no cuidado de forma segura ao paciente.
Em todo o Brasil, apenas 19% das 558 instituições que participaram da avaliação receberam classificação de alta conformidade. A enfermeira Amanda Borges, integrante do Comitê de Segurança do Paciente da Santa Casa, considera que este é um marco alcançado pela Santa Casa na avaliação das práticas de segurança do paciente em diálise.
"Esse reconhecimento demonstra a capacidade do serviço de atender aos mais altos padrões de qualidade, fortalecendo a confiança dos pacientes e da equipe de saúde. Alcançar esse marco é de extrema importância, pois consolida a Santa Casa como referência em segurança do paciente, além de evidenciar uma cultura organizacional voltada para a melhoria contínua e a proteção da vida. Esse resultado também reforça o alinhamento com diretrizes nacionais e internacionais, promovendo maior credibilidade e impacto positivo na assistência prestada".
Esta é a segunda vez que o serviço de diálise da Santa Casa alcança alta conformidade na avaliação. A primeira certificação, de 2023, foi emitida com base nos dados de 2022. Silvia Nascimento, coordenadora de enfermagem do serviço e responsável pela inserção dos dados da Santa Casa no sistema da avaliação, atribui a continuidade e os avanços no cumprimento dos critérios às ações contínuas realizadas junto a equipe multiprofissional e também de engajamento de cuidadores e pacientes, que incluem campanhas e treinamentos voltados à segurança e qualidade dos serviços.
"A equipe é multiprofissional e no decorrer do ano envolvemos todos nas capacitações, justificando a importância de participar dos processos de melhoria. A Anvisa também ressalta a importância de orientação e engajamento dos cuidadores e pacientes em seu tratamento, assim realizamos ações de Educação em Saúde e orientações de auto cuidado".
O Pará foi o estado da Região Norte com o maior número de serviços com alta conformidade na avaliação de 2024, sendo 5 no total. A crescente adesão dos serviços de hemodiálise do estado à avaliação é incentivada pela Vigilância Sanitária Estadual, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado ( Sespa). Conforme Priscila Almeida, coordenadora estadual dos serviços de diálise da vigilância sanitária estadual, além de divulgar, a secretaria realiza seminários on-line, ações presenciais nas instituições e até premia os serviços com alta adesão, sempre visando a qualificação do serviço.
" A participação nesse projeto da Anvisa demonstra a importância que o serviço dá em se adequar às práticas mais seguras, reduzindo eventos adversos, infecciosos e não infecciosos para o paciente, que depende da diálise para viver. A Santa Casa, assim como outros serviços, mais quatro instituições no Pará, conseguiram a alta adesão, que é quando se tem um alto percentual de prática e adesão às normativas relacionadas à segurança do paciente. O benefício que tem de forma imediata, com certeza é uma assistência segura, com menor risco de eventos adversos, pois consegue ter a garantia de uma qualidade excelente na assistência prestada".
A participação na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Diálise não é obrigatória aos serviços, mas a Gerente de Enfermagem do serviço da Santa Casa, Silvia Nascimento, ressalta que o cumprimento dos critérios favorece a revisão de processos de trabalho e a discussão com a equipe, que promovem a melhoria contínua.
" A avaliação envolve o gerenciamento dos riscos relacionados à Terapia Renal e Segurança do Paciente, indo ao encontro da missão da Santa Casa e o objetivo estratégico de assegurar serviços de qualidade e segurança na assistência, ensino, pesquisa e extensão. Em 2025 iremos participar novamente com as evidências de 2024, o resultado será divulgado ano que vem , desejamos alcançar 100% de conformidade e receber a certificado de Reconhecimento da Anvisa", conclui.
Além do serviço de diálise, a UTI Adulto da Santa Casa também participou da avaliação e obteve nível de alta conformidade.
Data de Publicação: 2025-04-16 17:10:51