A busca pela excelência no atendimento e na prestação de serviços de saúde é um compromisso constante na Fundação Santa Casa do Pará - FSCMPA, onde a Qualidade e a Segurança do Paciente, foram estabelecidas como pilar estratégico institucional. Acreditamos que a excelência no cuidado e a gestão eficiente são fundamentais para garantir o bem-estar e a satisfação dos nossos pacientes, colaboradores e parceiros.
SEGURANÇA
Em 2015, a Segurança do Paciente passou foi instituída como objetivo estratégico, através da afirmação de compromisso por toda a liderança da FSCMPA, na prática dos profissionais e no ambiente hospitalar, com a finalidade de trabalhar a eliminação ou mitigação de riscos relacionados a assistência ao paciente.
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
CULTURA DE SEGURANÇA
É por meio dela que a organização aprimora seus serviços, melhora continuamente os processos e se posiciona diante dos seus públicos e da sociedade. O compromisso com a qualidade é um valor institucional que direciona todas as ações do hospital, visando sempre a segurança no cuidado em saúde, o bem-estar e a saúde da comunidade atendida, envolvendo todos os níveis hierárquicos da nossa instituição, através da promoção e estabelecimento da cultura justa, pautados na melhoria contínua.
PADRÕES ALINHADOS ÀS MELHORES PRÁTICAS
A Qualidade é norteadora e reguladora, a qual integra, recursos, pessoas, processos e atividades, trabalhando para a melhoria do acesso e da qualidade da saúde na FSCMPA. Para garantir a qualidade e a segurança assistencial, o Núcleo de Qualidade impulsiona as equipes e apoia a revisão permanente de leis, regulamentos, normas e diretrizes estabelecidas, para promover um ambiente seguro, acolhedor e uma jornada com qualidade primando por alcançar a satisfação dos nossos pacientes.
LINHAS DE CUIDADO
PILARES
O Sistema de Gestão da Qualidade da FSCMPA está fundamentado na missão, visão e valores institucionais, através de pilares fundamentais que norteiam sua atuação, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes e servidores:
SEGURANÇA
Evitar que a assistência prestada resulte em dano ao paciente.
EFETIVIDADE
Prover serviços adequados àqueles que deles se beneficiarão; uso responsável dos recursos – evitar uso excessivo ou insuficiente.
ASSISTÊNCIA FOCADA NO PACIENTE
Prover assistência que atenda e respeite as preferências, necessidades e valores dos pacientes.
PROVER ASSISTÊNCIA NO TEMPO ADEQUADO
Reduzir esperas e atrasos, por vezes prejudiciais, àqueles que recebem e prestam os cuidados.
EFICIÊNCIA
Evitar desperdícios e mau uso de suprimentos, equipamentos, ideias e energia.
EQUIDADE
Respeito à igualdade de direito de cada um. Prover assistência cuja qualidade não varie em função de características pessoais, como gênero, etnia, condições socioeconômicas ou localização geográfica.
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE – SGQ
POLÍTICA DE QUALIDADE
Uma política de qualidade bem estruturada é essencial para o Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará. Ela envolve um conjunto de diretrizes e princípios que visam atender as necessidades dos pacientes, além de promover a melhoria contínua dos processos e qualificação dos profissionais da saúde. A política de qualidade é divulgada e compartilhada em todos os níveis hierárquicos do hospital, a fim de promover uma cultura organizacional focada na qualidade e segurança do atendimento.
GESTÃO DE PROCESSO
Implementa o método de gerenciamento processual partindo da cadeia de valor, através da construção do mapeamento, modelagem, definição de Service Level Agreement – SLA’s, com desenho do mapa e fluxo processual. Demonstrando que tarefas transformam entradas em saídas; evidenciando as etapas que compõe um processo; apresentando documentos, indicadores e materiais físicos e humanos do processo; definindo as inter-relações e interdependências entre as etapas do processo; indicando as decisões que devem ser tomadas e evidenciando tudo através de um fluxo de informações.
GESTÃO DE RISCO
O gerenciamento de risco consiste em um do processo de extrema importância, pois é através do mapeamento, da prospecção e da priorização que é possível mitigar riscos e prevenir incidentes. A FSCMPA possui um programa estruturado, que contempla a identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos envolvidos nos serviços prestados de maneira proativa e reativa. Além disso, são realizados treinamentos e capacitações com os profissionais da saúde, visando disseminar a cultura de segurança e a prevenção de erros.
GESTÃO DE INDICADORES
A Gestão Eletrônica da Informação em Saúde serve para mensurar, avaliar e controlar a performance, comportamento e qualidade dos serviços prestados, o hospital realiza o gerenciamento de Key Performance Indicator – KPI, Marcadores e Itens de Controle estratégicos e processuais específicos. Esses indicadores permitem a identificação de pontos de melhoria e a mensuração dos resultados alcançados. A análise desses indicadores possibilita a implementação de ações corretivas e preventivas, visando sempre a excelência no atendimento.
GESTÃO DE DOCUMENTO
Realiza a gestão eletrônica e o controle do processo documental (interno e externo), através da descrição das diretrizes institucionais, macroprocessos, atividades e tarefas, dentro da estrutura escopo documental definidos para os documentos organizacionais: Estratégicos, Táticos, Operacionais e Registros da Qualidade, conforme ISO 9001.
GESTÃO DA MELHORIA
Utiliza as Ferramentas da Qualidade com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento e a maturidade das atividades que comtemplam a assistência prestada ao paciente, promovendo uma experiência positiva, aumentando a satisfação através de estimulo constante pela excelência operacional.
AUDITORIAS
São realizas para verificação da conformidade dos processos organizacionais na prática, a fim de identificar, possíveis falhas e oportunidades de melhoria, fortalecendo o processo de governança, como exemplos de auditoria temos: clínica, metas internacionais e segurança.
PROTOCOLOS GERENCIADOS
A busca contínua por melhorias é uma prioridade para a nossa instituição. Adotamos práticas e processos baseados em protocolos reconhecidos internacionalmente, que seguem as diretrizes de órgãos reguladores da área de saúde.
Dessa forma, asseguramos a padronização das nossas atividades, o que contribui para a prevenção de erros e a melhoria constante dos serviços prestados.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2024-2027
CERTIFICAÇÕES & ACREDITAÇÕES
A Certificação Hospitalar é um dos pilares da qualidade do Hospital FSCMPA, pois proporciona a promoção de: Mudanças organizacionais; Melhoria em práticas (processos, segurança e indicadores); Impactos financeiros; Aumento da satisfação dos pacientes; Maior qualidade e segurança no cuidado e Reconhecimento público. A acreditação é um processo de avaliação externa que verifica se o hospital atende aos critérios e padrões de qualidade pré-estabelecidos. A conquista da acreditação confirma que o hospital cumpre requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficiência, garantindo aos pacientes um atendimento de excelência.
ONA NÍVEL III – ACREDITADO COM EXECELÊNCIA
É uma das mais importantes entidades brasileiras ligadas à qualidade dos serviços de Saúde no País, com foco na segurança do paciente. A certificação exige o aprimoramento da gestão, maximização da segurança, melhoria na qualidade da assistência, além da valorização da marca Dividida em três níveis:
Nível 1 – Princípio da Segurança: As exigências deste nível contemplam a definição das diretrizes e políticas organizacionais para o atendimento seguro e de qualidade da organização.
Nível 2 – Princípio da Gestão Integrada: As exigências deste nível contemplam a definição, classificação, desenho/modelagem dos processos, a interação entre processos e o acompanhamento e avaliação dos seus resultados, para o alcance das diretrizes e políticas estratégicas e para promover ações de melhoria.
Nível 3 – Princípio da Excelência em Gestão: As exigências deste nível contemplam evidências da Maturidade organizacional, do conhecimento para tomada de decisão, Gestão sistêmica, buscando a efetividade dos resultados institucionais; Promoção da sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental e Melhoria contínua.
MEMBERSHIP – ACCREDITATION CANADA
Experiência global de mais de 35 países, 15.000 instituições de saúde e 110 padrões. Em seu programa trabalha para melhorar a qualidade, segurança e eficiência, oferecendo ao paciente o melhor serviços e atendimentos possíveis.
Utiliza a metodologia Qmentum Internacional, que orienta e monitora padrões mundiais de alta performance em Qualidade & Segurança e excelência em saúde, com FOCO NA PESSOA.
No Programa de Credenciamento Global Qmentum, as Práticas Organizacionais Obrigatórias (Required Organization Practices, ROPs) são práticas baseadas em evidências que abordam áreas de alta prioridade que são essenciais para a qualidade e a segurança.
A Health Standards Organization (HSO) define a ROP como uma prática fundamental que os prestadores de serviços de saúde devem implementar para aumentar a segurança dos pacientes e minimizar os riscos.
Data de Publicação: 2024-07-01 15:16:10