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Perguntas e Respostas

Perguntas Frequentes


Qual é o telefone do Hospital?


O principal telefone da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará é: (91) 4009-0300 (atendimento 24h). Para agendar retorno e consultas, ligue: (91) 4009- 2215 (de segunda a sexta-feira das 8h às 19h) . Alô Ouvidoria: atendimento através do telefone 4009 2274;


Quais especialidades médicas eu encontro na Santa Casa?


A Maternidade da FSCMPA atende as usuárias em regime de urgência e emergência, nas áreas de obstetrícia. O atendimento de urgência é realizado de forma ininterrupta, com plantões de 24 horas todos os dias da semana. Os atendimentos são realizados por demanda espontânea ou referenciada do município de Belém e outros municípios, e podem resultar em orientação, consultas com ou sem prescrições, observação clínica de até 12 horas ou internação. Além do pronto atendimento, nosso serviço ambulatorial é referenciado pelo SUS e atualmente atende as seguintes especialidades:

● Ambulatório do Prematuro: atendemos recém nascidos de alta hospitalar que necessitam do atendimento especializado em Neonatologia, além da terceira etapa do Método Canguru.

● Ambulatório da Mulher: Ginecologia e Obstetrícia

● Ambulatório de Pediatria

● Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas

● Ambulatório de Especialidades Clínicas


Como faço para agendar uma consulta?


Atualmente o ambulatório da Santa Casa do Pará realiza o agendamento de consultas pelo Sistema Estadual de Regulação, responsável pela verificação da disponibilidade e pelo encaminhamento do usuário à unidade que o atenderá. Desse modo, para agendar consultas ambulatoriais você deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e solicitar um encaminhamento para o atendimento desejado na Santa Casa. Para maiores informações, procure nosso ambulatório através do número 4009-2215 de segunda a sexta-feira das 8h às 18:00.


O que fazer quando chegar ao atendimento de urgência e emergência ?


● Primeiro, retire sua pulseira de identificação na Recepção do Hospital e aguarde ser chamado para a triagem;

● Na triagem, será definida a prioridade no atendimento, de acordo com a avaliação de riscos à saúde;

● Depois da triagem, aguarde na recepção do cadastro;

● No momento do cadastro, forneça o Cartão do SUS e os documentos do responsável e do paciente;

● Depois do cadastro, aguarde no térreo a chamada para ir à Sala de Atendimento Médico. O monitor indicará o número do consultório para atendimento;

● Depois da consulta, o paciente pode receber alta; realizar exames de imagem ou laboratoriais; ser encaminhado para medicação simples/inalação; ou ainda ser levado para observação.


Qual é o horário da visitação?


● UTI ADULTO PRÉDIO CENTENÁRIO: 11h00 às 12h00

● UTI ADULTO PRÉDIO ALMIR GABRIEL: 10H30 às 11h30

● UTI NEONATAL: Mãe/Pai acompanhante na Maternidade das 09h00 às 21h00.

● UTI PEDIÁTRICA PRÉDIO CENTENÁRIO: 11h00 às 12h00

● UTI PEDIÁTRICA PRÉDIO ALMIR GABRIEL: HORÁRIO FLEXÍVEL

É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade.

Informações médicas de pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.

Horário para troca de acompanhantes:

– Enfermarias: Das 07h00min às 09h00min e das 18h00min às 20h00min.

Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela Direção do Hospital.

IMPORTANTE: O HORÁRIO DE VISITA PODERÁ SER ALTERADO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA UNIDADE.


Quais as orientações para os acompanhantes?


● Devem, por motivos de segurança, apresentar à recepção um documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte atuais);

● Durante a internação, o paciente recebe a medicação necessária para seu tratamento, de acordo com a prescrição médica. IMPORTANTE: Nunca dê medicamentos ao paciente sem consentimento do médico responsável.

● É possível conversar com o médico para obter notícias do paciente. Informe-se no setor sobre horário do boletim médico.

● Notebook e celular são permitidos. Porém, devem ser utilizados com fone de ouvido, em respeito aos outros pacientes.

● Sempre verifique a voltagem da tomada antes de utilizá-la.

● O HOSPITAL NÃO SE RESPONSABILIZARÁ POR PERDAS OU DANOS DE APARELHOS ELETRÔNICOS OU OUTROS PERTENCES.

● Os pacientes recebem em seu próprio quarto uma dieta prescrita pelo médico e/ou nutricionista, portanto, não ofereça alimentos trazidos de fora do hospital.

● O acompanhante também tem direito a refeição, mas no refeitório.


Há algum cuidado especial que os visitantes devem ter?


Se o visitante está com uma doença contagiosa, como um resfriado ou gripe, ou teve contato com alguém doente nos últimos dias, é melhor não ir ao hospital. Fora isso, é sempre bom lembrar de lavar as mãos e passar álcool gel antes e depois da visita. Também não se recomenda sentar ou colocar utensílios pessoais, como a bolsa, sobre a cama do paciente.


Doulas podem acompanhar o parto?


A Prefeitura Municipal de Belém, por meio do Projeto de Lei 9.274, publicado em 11/05/2017, regulamentou a atuação das doulas, profissionais que dão suporte às mulheres antes, durante e após o parto, na rede municipal de saúde. Para terem acesso às maternidades, casas de parto e outros estabelecimentos hospitalares, é necessário realizar o cadastro prévio na Secretaria Municipal de Saúde ou na própria Santa Casa.


Como faço para ter acesso à declaração de internação?


No momento da alta hospitalar o paciente deverá informar ao médico e/ou a enfermeira de plantão a necessidade de atestado médico. Neste deverá constar o período de internação e o CID. Já nos casos de acompanhante, a declaração de comparecimento deve ser solicitada na recepção central, na mesma data. Não disponibilizamos declaração de comparecimento retroativa, ou seja, de dia/dias anteriores.

Quais são os documentos necessários para atendimento?


Para que o processo de internação seja o mais breve possível, é necessário que a gestante esteja acompanhada de um responsável maior de 18 anos e que apresente os seguintes documentos: Documento oficial com foto recente (menos de 10 anos) da gestante e do Responsável:Cédula de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Passaporte. Não serão aceitas carteirinhas ou crachás de escolas, faculdades e clubes. Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) Carteirinha de pré-natal, exames de laboratório e de imagem realizados durante o pré-natal.


Como doar leite materno?


Para doar leite materno, você não precisa ir até a Santa Casa, uma equipe do Corpo de Bombeiros faz a coleta na sua residência. Para se cadastrar é só ligar para 4009-2212/4009-2311/4009-0375, ou entrar em contato por WhatsApp (91-98899-6326), site https://santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/ ou pelo e-mail: projetobombeirosdavida@hotmail.com. O atendimento é 24 horas.


Como fazer o Pré- Natal na Santa Casa?


A FSCMPA é referência no atendimento à Gestação de Alto Risco e recebe as pacientes referenciadas pela Rede Básica, Rede Especializada ou de demanda espontânea. O pré-natal é realizado por uma equipe multiprofissional composta de: enfermeiro(a), nutricionista, médico(a), psicólogo(a), assistente social e técnico(a) de enfermagem. O serviço oferta consultas, exames laboratoriais, de imagem com ênfase em medicina fetal e métodos gráficos como as patologias pré-existentes que agravam com a gestação são acompanhadas em interconsultas com outras especialidades clínicas, além das consultas obstétricas de rotina que acompanham normalmente as patologias próprias da gravidez.


É realizado parto humanizado?


O tipo de parto é realizado conforme as condições clínicas da gestante para garantir a sua segurança e a do bebê.


Como participar do Programa de Planejamento Familiar?


O Programa de Planejamento Familiar da Santa Casa do Pará tem como objetivo assegurar aos beneficiários a informação e o acesso aos métodos de contracepção eficazes e seguros, que permitam uma relação segura e saudável. Para participar, você deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e solicitar um encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar da Santa Casa. Maiores informações através do número 4009-2215.


Como fazer estágio na Santa Casa?


Atualmente o programa de estágio da Santa Casa atende duas modalidades: o estágio obrigatório curricular , através da demanda das instituições de ensino e o estágio não obrigatório remunerado que atua e seleciona por meio do convênio com Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) estagiários de nível superior. Para maiores informações, acesse o site: https://portal.ciee.org.br/


Quais as formas de ingressar profissionalmente na Santa Casa?


O processo seletivo da Santa Casa acontece em duas modalidades: Concurso Público, que avalia a competência dos candidatos que concorrem a um cargo efetivo publicado no edital feito pelo Diário Oficial e o Processo Seletivo Simples (PSS), que realiza a contratação temporária para atender a necessidade provisória da Santa Casa. Para Obter maiores informações acesse o site: https://santacasa.pa.gov.br/


Carta de serviço FSCMPA

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Data de Publicação: 2024-10-21 09:13:49