Erro na conexão com o banco de dados: SQLSTATE[42S02]: Base table or view not found: 1146 Table 'intranet.contatos' doesn't exist
Ouvidoria

Ouvidoria da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará – FSCMPA

A Fundaçāo Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) tem como finalidades essenciais a Assistência, o Ensino e a Pesquisa, seguindo o perfil assistencial na atenção à saúde da criança, da mulher e do adulto, prestando serviços ambulatoriais e de internação. É um hospital que atende 100% pelo SUS e está cadastrado como referência para atenção à gestante de alto risco e ao recém-nascido.

Articulada com o Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, a instituição desenvolve sua gestão com base nos princípios do Programa de Humanização, sendo o Serviço de Ouvidoria um instrumento essencial para a gestão hospitalar.

A Ouvidoria da FSCMPA funciona desde 16/10/2003, tendo sido oficialmente criada pela Portaria Interna nº 748/2008, atendendo a diversas solicitações internas e externas da instituição.

Ela atua como um canal de comunicação individualizado entre os usuários do serviço de saúde e a administração, buscando equilíbrio nas relações e fortalecendo o compromisso entre ambos, pautada nos direitos humanos, no efetivo exercício da cidadania e em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional de Humanização.

Mesmo quando o usuário não obtém atendimento imediato, a Ouvidoria promove satisfação e confiança, demonstrando que há um setor dentro da instituição interessado em ouvi-lo e mediar conflitos ou dificuldades, sendo este acolhimento um dos fatores chave do sucesso da Ouvidoria.

Objetivos da Ouvidoria

  • Garantir escuta qualificada e interações humanizadas, cidadãs e solidárias;
  • Atuar como mediador em conflitos apresentados por usuários;
  • Estimular a participação social como forma de garantia de cidadania;
  • Potencializar a capacidade crítica e elevar o grau de exigência e satisfação do cidadão;
  • Disseminar informações sobre a Política Estadual de Saúde;
  • Aperfeiçoar e direcionar os serviços oferecidos;
  • Participar de pesquisas de satisfação dos usuários;
  • Realizar estudos e pesquisas no âmbito da Ouvidoria;
  • Subsidiar ações políticas e estratégicas na área da saúde pública.

Público-alvo

  • Servidores do quadro de pessoal da FSCMPA;
  • Servidores cedidos de outros órgãos;
  • Trabalhadores de empresas terceirizadas;
  • Residentes;
  • Estagiários;
  • Pacientes;
  • Acompanhantes;
  • Visitantes;
  • Comunidade em geral.

Formas de Atendimento

  • Alô Ouvidoria: Telefone (91) 3251-2274 ou 3251-7274;
  • Correio eletrônico: ouvidoria@santacasa.pa.gov.br
  • ;
  • Presencial: Atendimento e escuta individualizada;
  • Carta: Rua Oliveira Belo, nº 395, Umarizal, Belém, CEP 66.050-380;
  • Ouvidoria Itinerante: O ouvidor visita setores e enfermarias conforme cronograma.

Horário de Atendimento

  • Presencial, Alô Ouvidoria e Itinerante: Segunda a sexta, das 08h às 18h;
  • Demais atendimentos: Funcionam 24 horas.

Localização

A Ouvidoria está localizada em frente à praça, no interior da FSCMPA


📅 Publicado em: 2024-10-21 10:15:21