19 de abril é oficializado pela Lei 14.402/22, como Dia dos Povos Indígenas. A data tem o objetivo de fortalecer a diversidade das culturas dos povos originários
A Santa Casa do Pará, no decorrer dos anos, tem sido um espaço de referência no atendimento à saúde dos povos indígenas. A instituição abraçou essa causa pela importância do envolvimento profissional no atendimento ao criar uma maneira de melhor receber os povos etnicamente diversos.
O que reforça a necessidade de se ter profissionais de saúde preparados para lidar com a diversidade cultural desse público, garantindo uma assistência adequada e eficaz. A Fundação Santa Casa é um pólo permanente de atendimento para os povos indígenas de todo o Pará, em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Norma Assunção, diretora Técnica Assistencial da Fundação Santa Casa, destaca que a instituição, até pela sua história, por ser o primeiro hospital do Estado, é uma referência para o atendimento dos povos indígenas, de suas etnias, do território paraense que procuram a instituição. “Temos aí sempre conversas com os responsáveis da FUNAI, da saúde do indígena, para que nós possamos sempre alinhar esse processo de trabalho, o acolhimento, a assistência desses nossos indígenas dentro da instituição”.
“Hoje a Santa Casa procura, com todo seu desenvolvimento, traçar a melhor forma de atendimento para essa categoria. Que tem as suas peculiaridades, os seus costumes, e com isso a nossa equipe vem se desenvolvendo para ter esse olhar para esse público, que é de suma importância para a nossa região por toda a sua história dentro do nosso estado e do nosso país. E a instituição sempre acolheu e continua através desse processo de acordos, de contrato, com os diversos órgãos, atendendo a esse público que tem que ter um olhar diferenciado nesse colhimento”. Destaca a gestora.
Relevância indígena - Nos últimos anos, por conta de aplicação de legislações específicas e reformulação de protocolos, pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Santa Casa contam com equipes multiprofissionais super especializadas, o que representa um avanço em termos de tratamento, explica a médica intensivista Nelma Machado, coordenadora da área de UTI Adulta.
“A gente cria grupos de assistência individualizada todo dia, na beira do leito. É a equipe de referência ao lado do doente para que a gente consiga redobrar esse cuidado com o paciente e nesse olhar individualizado a gente faz o atendimento aos povos indígenas e a outros grupos de maneira a respeitar suas crenças e direitos de respeito às suas culturas. O atendimento é uma rotina que busca o interesse maior de cada paciente”, destaca a médica.
Em 2019, foram realizados mais de 200 atendimentos a pacientes de origem indígena, de diferentes etnias. Em 2020, mesmo com toda a complexidade exigida pelo contexto da pandemia, o hospital atendeu mais de 190 indígenas, de vários municípios paraenses e das mais diversas etnias.
Nos anos de 2021, 2022, 2023, 2024 e somados aos três primeiros meses de 2025, foram realizados cerca de 800 atendimentos no hospital das etnias: Kayapó, Tembé, Assurini, Arara, Parakanã, Xicrim, Kaapor, Amanaye e Arawete.
Importância do Dia - Segundo publicação da Agência Câmara de Notícias, o tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. É o que define a Lei 14.402/22. A nova lei é oriunda do Projeto de Lei 5466/19, da então deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).
Para Joenia Wapichana, atual presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a intenção ao renomear a data é ressaltar, de forma simbólica, não o valor do indivíduo estigmatizado "índio" mas o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira.
Norma Assunção, diretora da Santa Casa, destaca o olhar diferenciado multidisciplinar dos servidores da instituição com os povos originários. “Sempre trabalhamos com esse olhar multi. É importante que nós tenhamos uma equipe multidisciplinar que possa realmente ver aquele indivíduo como um ser integral diante de várias necessidades. E aí a nossa equipe multi, tem realmente um papel importante nesse cuidado”.
Data de Publicação: 2025-04-17 14:04:03