Mais de 60 pacientes pediátricos internados e seus acompanhantes participaram da programação promovida no setor de pediatria da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, realizada no hall da enfermaria na tarde desta quinta, 17.
A programação contou com brincadeiras, apresentações teatrais, pinturas, distribuição de brinquedos e um lanche especial para as crianças. Algo que só foi possível com o apoio de servidores e de voluntários, como os acadêmicos de enfermagem da Faculdade Cosmopolita, que garantiram as atrações lúdicas, e Coral Encantos do Iasep, do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará, que fez a doação de brinquedos.
"A gente resolveu fazer uma campanha de arrecadação de brinquedos para essas crianças como uma forma de acolhê-las nesse período pascal. As doações foram todas feitas por nós, do Coral e por servidores , incluindo a presidente do Iasep. Fizemos tudo com muito carinho e cuidado, escolhendo brinquedos, educativos e antialérgicos,adequados para as crianças", contou Ellen Tavares, assessora de gabinete da presidência do Iasep, que participou da entrega dos brinquedos.
Dona Elielma Martins ficou feliz de ver a filha Luana, de 5 anos, receber o brinquedo e participar de cada brincadeira. Mas a alegria maior é estar presenciando a melhora de Luana, que chegou à Santa Casa com um grave problema de saúde, mas que já está se recuperando. Para ela, que celebra todos os anos a páscoa na igreja que frequenta no município de Muaná, esse é um momento de agradecer a Jesus e se encher de esperança com aquele que venceu a morte.
"Hoje é dia de lava-pés, né?! Aí uma hora dessas, eu ia estar na igreja rezando. Então, pra gente é muito importante fazer isso aqui também, mesmo estando distante de casa. Porque Deus já tirou a minha filha daquela situação tão grave que ficou lá em Muaná. Eu pensava que a minha filha não ia sobreviver e eu pedi tanto pra Deus, que a minha filha saísse dessa. Porque a gente tendo fé, tendo fé, a resposta chega a qualquer momento"
Para a enfermeira Sabrina Almeida, que esteve à frente da programação, propor momentos de celebração e reflexão como a Páscoa contribui com o bem estar dos pacientes de longa permanência e dos acompanhantes também.
"Todo o tempo de datas comemorativas, a gente procura fazer de forma bem lúdica, porque a gente entende que essa é uma assistência também do cuidar dentro do nosso hospital-escola, que é a Santa Casa. Nossos pacientes de longa permanência esperam muito por esses momentos que são diferentes para eles pois geram um laço maior de confiança entre a entre a equipe multiprofissional. Hoje a Páscoa é um momento de renovação, vai nos lembrar a ressurreição, e representa esse novo tempo que elas vão viver depois da alta, depois do tratamento, então essa é a esperança que a gente quer gerar no coração de cada um aqui, nessa data tão especial que é a Páscoa", conclui Sabrina Almeida.
Data de Publicação: 2025-04-22 10:49:18