Nos últimos três anos, o Serviço de Referência em Fissura Labiopalatal já realizou mais de 18 mil atendimentos multiprofissionais e cirurgias e possui atualmente 1.377 pacientes cadastrados.
Por volta do sexto mês de gestação, Daniele Damasceno soube que o filho Jânio era portador de fissura labiopalatina. Residente no município de Senador José Porfírio, ela buscou se cercar de cuidados para que o menino tivesse a melhor assistência possível desde o nascimento e foi surpreendida pelo atendimento de excelência, totalmente oferecido pelo SUS, na Santa Casa do Pará.
“Como se trata de um atendimento muito especializado, eu precisei vir a Belém para que o meu filho recebesse atendimento na Santa Casa, que é a referência no Estado. Eu fiquei surpresa, porque não imaginava que ele seria tão bem tratado e que teria acesso aos melhores profissionais. A Santa Casa é muito mais do que a gente sonha e, além da qualidade do tratamento de saúde, nós somos muito bem acolhidas desde a entrada do serviço”, conta Daniele.
Nos últimos três anos, o Serviço de Referência em Fissura Labiopalatal já realizou mais de 18 mil atendimentos multiprofissionais e cirurgias e possui atualmente 1.377 pacientes cadastrados, que recebem um atendimento altamente qualificado e humanizado.
“Desde abril de 2018, a Santa Casa é a referência estadual no atendimento ao fissurado labiopalatal e a crianças portadoras de outras malformações craniofaciais. Hoje temos uma equipe completa que atende de forma integral o paciente fissurado, porque, apesar de, no primeiro momento, o que chama a atenção ser a questão estética e anatômica, as maiores dificuldades que esse paciente terá são funcionais, como fala, alimentação e desafios psicossociais muito grandes. Por isso, é realmente importante ter essa equipe completa para esse atendimento”, afirma a fonoaudióloga Deborah Costa, coordenadora da equipe multiprofissional do Ambulatório de Fissurados da Santa Casa.
A equipe multiprofissional é composta por psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, médicos e odontólogos, entre outros profissionais. O serviço também conta com estrutura e equipamentos de ponta para a realização de exames diagnósticos e de monitoramento da qualidade de vida dos pacientes.
Criado com o objetivo de estimular a divulgação de informações sobre a fissura labiopalatina e reduzir o preconceito associado a ela, o Dia Estadual de Atenção ao Fissurado Labiopalatal é comemorado no Pará no dia 6 de agosto.
Em referência à data, a Santa Casa realizará, no dia 24 de agosto, na Praça Batista Campos, uma ação de conscientização voltada para toda a sociedade.
Entre as atrações estão apresentações musicais, show de mágica, show com Pedro Bolha, oficinas lúdicas de pintura e slime, distribuição de brindes e entrega de cestas de hortifruti doadas pela Ceasa.
A programação será realizada com o apoio da ONG Smile Train e do Grupo de Mães Sorrisos Largos.
Data de Publicação: 18/09/2025