(91) 3251-7400
Santa Casa premia boas práticas voltadas à Segurança do Paciente
Imagem destaque

Os projetos premiados contribuem com a recuperação e bem-estar dos pacientes atendidos pela instituição.


Em uma cerimônia realizada no Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará celebrou a primeira edição do "I Prêmio de Práticas Integradas em Segurança do Paciente". O evento premiou equipes multiprofissionais por iniciativas inovadoras alinhadas às Metas Internacionais de Segurança e às boas práticas de cuidado seguro, reforçando a cultura de colaboração que é fundamental para a instituição. O solenidade foi alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, que é comemorado no dia 17 de setembro.

Com um total de 12 trabalhos inscritos, 9 foram classificados e 3 premiados pela importância e contribuição para o atendimento humanizado e valorização do paciente através de uma abordagem holística e integrada no cuidado, considerando todos os aspectos da saúde do paciente.

"Este ano, nossa celebração tem um significado ainda mais especial. Tivemos a honra de receber recentemente a certificação internacional Qmentum em nível Platinum, um selo que atesta a excelência dos nossos processos e o nosso compromisso com as mais rigorosas práticas de segurança. E para coroar este momento, tivemos a honra de receber Viviane Franco, representante da instituição acreditadora QGA, que nos trouxe uma palestra magna sobre a importância da integração multiprofissional para a segurança do paciente, compartilhando sua vasta experiência e nos inspirando a continuar evoluindo", explica a gerente de Qualidade da Santa Casa, Camila Negrão.

Os trabalhos inscritos englobam iniciativas dos próprios servidores e equipes da Santa Casa voltadas aos pacientes atendidos em diversos setores da instituição como áreas da maternidade, da neonatologia e da pediatria, além de projetos direcionados também para o bem-estar dos trabalhadores que atuam na assistência aos pacientes.

Os três projetos premiados foram: "Projeto: Heróis Das Metas De Segurança Do Paciente Kids", do setor de clínica pediátrica, que ficou com o em primeiro lugar, e está relacionado a práticas desenvolvidas para pacientes da UTI Pediátrica e Nefrologia Pediátrica; "Projeto de Melhoria: Pit Stop de Cirurgia Segura" do setor de Centro Obstétrico, ficou com o segundo lugar; e o "Projeto: Acolher Para Cuidar: Humanização e Segurança no Diagnóstico por Imagem da FSCMPA", do setor de Diagnóstico por Imagem e Endoscopia, ficou em terceiro lugar.


"Como enfermeira pediatra eu vi a importância de levar a segurança de forma mais lúdica para que haja uma compreensão melhor do público infantil assim como os acompanhantes, realizei uma pesquisa e percebi que não existia nenhum tipo de cartilha aplicada a pediatria para segurança das metas de segurança para essa compressão lúdica. É um grande privilégio receber esse reconhecimento, fiquei muito lisonjeada e amei a ideia, acredito que premiações como essa propagam muito a questão de segurança", afirma a enfermeira Sabrina Almeida, uma das idealizadoras do projeto premiado com o primeiro lugar este ano.

Dia Mundial da Segurança do Paciente

 

O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi criado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de mobilizar desde pacientes, profissionais de saúde e pesquisadores, até órgãos formuladores de políticas e prestadores de serviços de saúde para a busca da segurança do paciente. As metas de segurança do paciente são diretrizes também definidas pela OMS, juntamente com a Joint Commission International (JCI) para melhorar a segurança dos pacientes e a qualidade assistencial nas instituições de saúde em todo o mundo.



Data de Publicação: 01/10/2025