Em três anos, foram realizados nove módulos abordando temas diversos. Parcerias, no futuro, poderão beneficiar profissionais de outras instituições
“Desde o começo do projeto em 2022 temos conseguido adesão de 60% do corpo de enfermagem em todos os módulos que desenvolvemos. Desde o primeiro módulo nós investimos na fisiologia e patologia do corpo humano para que os profissionais conheçam mais sobre o funcionamento e isso seja a base para que desenvolvam suas atividades de forma científica. Pensando no processo de enfermagem, realizamos módulos voltados para a neonatologia e obstetrícia e para a obtenção das competências legais”, explica a gerente-geral de Enfermagem da Santa Casa, Benedita Martins.
Em três anos, o Projeto Aprimorar realizou nove módulos cujos temas foram Fisiologia humana e Medicamentos de Alta Vigilância; Prevenção e Tratamento de Lesões e Segurança Medicamentosa; Sistematização da Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem; Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante; Política Nacional de Humanização; Escore de Alerta Precoce; Ética e Legislação do Exercício Profissional da Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; e Enfermagem em Neonatologia.
O técnico de enfermagem Ronaldo Emim atua há 6 anos no setor de terapia renal substitutiva pediátrica da Santa Casa e faz questão de participar de cada um dos módulos. Recentemente, ele cursou o módulo de Enfermagem Obstétrica.
“O meu setor de atuação é a nefrologia pediátrica, mas aprender sobre outra área, que também é uma das áreas de referência da Santa Casa, é uma oportunidade de ampliar o nosso conhecimento, porque às vezes a gente fica muito centrado só ali na nossa área e o Aprimorar traz essa oportunidade de conhecer novas áreas”.
O Aprimorar disponibiliza as aulas na web, que podem ser gravadas ou ao vivo, e também por meio de aplicativo mobile que facilita o acesso dos profissionais de enfermagem, que precisam ser cadastrados previamente.
“O acesso é permanentemente disponível, a partir do momento que nós fazemos o upload de todo o material na plataforma, esse profissional técnico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, pode ter acesso. Hoje, o projeto Aprimorar Enfermagem é voltado especificamente para os trabalhadores da Santa Casa, mas nós estamos com uma visão de futuro de fazer parcerias para que o projeto qualifique também profissionais de outras instituições”, afirma a gerente de Enfermagem.
Especialista em enfermagem neonatal, a enfermeira Cibele Bordalo será uma das capacitadoras do próximo módulo onde vai falar sobre hipotermia terapêutica voltada para a Neonatologia, área na qual a Santa Casa conta com 140 leitos e é referência no atendimento no Pará.
“Para a neonatologia é muito bom essa oportunidade não só para os profissionais de dentro da clínica mas para os profissionais das outras clínicas de conhecerem esse tratamento. Para nós é gratificante a gente receber um servidor que quer se capacitar e que pode estar contribuindo, porque a enfermagem está diretamente envolvida desde que o bebê chega, ainda nas primeiras horas de vida até o final do tratamento”, explica.
Nesta terça, 28, o Aprimorar apresentou os ministrantes do Módulo de Neonatologia e certificou parte dos profissionais que concluíram o módulo de Obstetrícia.
Data de Publicação: 2025-01-30 09:30:02