(91) 3251-7400
Experiências do serviço de transplante hepático da Santa Casa são apresentadas em Congresso Nacional
Imagem destaque

Com trabalhos sobre o pioneirismo da Santa Casa na realização de transplante hepático na Amazônia e sobre o aprendizado e capacitações para o cuidado do paciente no pós - transplante hepático, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) participou do XIX Congresso Brasileiro de Transplantes e XVIII Encontro de Enfermagem em Transplantes, realizado entre os dias 15 e 18 de outubro deste mês em Fortaleza, Ceará.

 

“Integramos uma mesa-redonda e apresentamos três trabalhos científicos, todos muito bem avaliados pela comissão do evento. A instituição se destaca entre as principais do Estado do Pará que acompanham de forma ativa as inovações clínicas e científicas na área de transplantes de órgãos, reafirmando seu compromisso com o avanço da ciência e a excelência no cuidado em saúde”, afirmou a enfermeira Maria de Belém, diretora técnica da Santa Casa, que participou do evento juntamente com outros profissionais de saúde que atuam na realização de transplantes na Santa Casa.

 

“ Ir ao congresso, apresentar trabalhos, participar e a equipe ser convidada, que foi no meu caso, para moderar essas mesas de discussão, mostra que a gente está inserido no cenário nacional não só prestando assistência, mas também gerando conhecimento, que é uma das missões da Santa Casa. Isso também mostra a relevância do nosso serviço. Apesar de ser novo, a gente está com dois anos aí, mas já é visto como uma referência para a região norte e também aumenta o network entre as equipes, a gente acaba vendo algumas coisas novas, sendo visto também por toda a comunidade do transplante nacional, isso tudo faz com que o serviço aumente em relevância”, destacou o médico Rafael Garcia, cirurgião do aparelho digestivo e responsável técnico do transplante hepático da FSCMPA.

Desde 2023, quando a Santa Casa do Pará começou a realizar o transplante hepático, já foram realizados 26 transplantes. Só este ano, 10 fígados foram transplantados pela equipe da instituição.

 

Além do transplante hepático adulto, a Santa Casa é credenciada desde de 2019 para a realização do transplante renal pediátrico, tendo realizado desde então 41 transplantes.

 

Data de Publicação: 28/10/2025